terça-feira, 17 de janeiro de 2017

The Invaders

Eu ainda estava descansando uns dias pela passagem de ano quando recebo essa sequência de mensagens do Fabinho - o meu tímido disfarçado predileto!


- Meu querido! Sei que você está viajando agora! Que tua viagem seja excelente! Deixa eu te contar que que tá pegando! Dia 25/12 o Marcos me avisou que viria a Recife de 26-28, a trabalho. Ele programou tudo pra vir me ver aqui e queria fazer uma surpresa. A minha reação inicial foi de incredulidade, até pq não se vem pra Recife da noite pro dia, a não ser que vc seja daqui...

- Daí ele chegou na segunda (26) e nos encontramos de noite. Nos outros dias, eu não consegui vê-lo, porque estamos com visitas em casa e ele me avisou muito em cima da hora (nós programamos muita coisa pra fazer com essas visitas). Tá, daí tudo bem. Mas o Marcos me falou que ficou muito frustrado. Que veio pra cá com um plano e saiu tudo errado. Tudo de uma maneira que ele não estava prevendo. Me colocou na parede na terça de noite, falando coisas assim: "eu adianto meu vôo ou não?" Eu falei que não iria e ele adiantou o vôo de volta e foi embora na madrugada da quarta. 

- Ele não conseguiu entender o fato de que tudo foi feito muito rápido e que eu não tive como reagir muito bem. Até porque eu estou cheio de atividades aqui em Recife. 

- Enfim... dia 30 conversamos sobre tudo isso e sinalizamos um entendimento. MAS... eu fiquei bem chateado com tudo e estou muito desmotivado com o nosso relacionamento. Penso nele e só me vejo magoando-o. 

- Sei que o Marcos teve a melhor das intenções, ele é um fofo, um príncipe, tem um coração gigantesco,amoroso, em suma um cara maravilhoso. Mas eu tô muito desmotivado... parece que isso tudo veio e deu uma chacoalhada em mim. 

- Não sei o que faço. 

- Hj no almoço ainda tocou a música da Whitney Houston, "i have nothing" e eu fiquei super pensativo... não sei o que falo pra ele... estou evitando falar, dizendo que estou ocupado e tal, mas não tou me sentindo verdadeiro... 


Eu confesso que fiquei um pouco incrédulo quando li o relato do Fabinho e o sangue me subiu à cabeça por imaginar uma situação tão invasiva como essa.


O Fabinho já namora o Marcos há quase um ano. Eles vivem na mesma cidade, só que a família do Fabinho é de Recife. E ele vai muito pouco a Recife, umas duas ou três vezes ao ano. A família dele é muito apegada, são muito unidos e estão sempre juntos, então quando o Fabinho vai pra lá, é uma alegria só e ele fica o tempo todo em função dos pais, que inclusive já são mais idosos. 

Agora tente você entender o que se passa na cabeça de uma pessoa dessas: o Marcos tem o Fabinho o ano todo pra ele. Daí justamente no final do ano quando o Fabinho viaja pra ficar com a família o Marcos me tira da cartola uma viagem a trabalho e vai exatamente pra cidade da família do Fabinho pra ficar com ele e fazer programas por lá. 

A situação é tão surreal que acho que o Fabinho na hora ficou sem reação e não conseguiu impor um limite ao Marcos e simplesmente dizer "não, não venha, é totalmente fora de propósito você vir". Sim, porque este é o momento em que o Fabinho está dedicado à família e fico pensando por que cargas d´água o Marcos quis sair do conforto da casa e da cidade dele pra "sequestrar" o Fabinho em plena terra natal. 

O Fabinho não é assumido pra família, nem pretende ser, então não tinha como o Marcos se integrar, ficar lá na casa dele, passar o dia com os familiares. Ainda que houvesse a possibilidade, mesmo assim seria inadequado, porque o foco do final de ano é a família, não o namorado.

Bom, eu falei um pouco disso tudo pro Fabinho e disse que muito provavelmente o Marcos não tivesse feito isso de caso pensado, mas mesmo por isso era importante dizer a ele o absurdo da situação, a completa invasão de privacidade que ele havia feito. Não tinha por que querer ficar com o Fabinho no único momento em que ele estava com a família. E ele simplesmente se programou e "comunicou" que estava indo. 

Isso não é a 1ª vez que acontece no namoro dos dois. Fabinho já tinha me relatado uma dificuldade de colocar limites no Marcos. Ele parece simplesmente desconsiderar os desejos do Fabinho e os seus projetos individuais. Sim, o Fabinho tem projetos profissionais e atividades cotidianas que não necessariamente envolvem o Marcos e ele parece ter dificuldade em aceitar isso e às vezes tenta boicotar.


Por exemplo, às vezes ele tinha dificuldade em respeitar a vontade do Fabinho de não transar, fazia brincadeiras de mão sem graças, obscenas, que deixavam o Fabinho constrangido... se irritava quando Fabinho dizia que precisava estudar, ou fazer um curso à noite. Pro Marcos, é como se Fabinho tivesse de estar o tempo todo disponível pra ele. 

Só que o Marcos já é um cara mais velho, estabelecido profissionalmente, se sustenta, ganha muito bem. Fabinho é mais novo e ainda está batalhando um lugar ao sol, é esforçado e quer melhorar de vida e não depender dos pais.

Eu o conheci em uma ocasião. É um cara correto, gente boa, gosta de verdade do Fabinho. Esse é o 1º namoro gay dele, já foi casado com mulher anteriormente, então de certa forma é tudo meio novo. Mas ao mesmo tempo, me soa muito impetuoso, invasivo, com dificuldade de respeitar o espaço do outro e assumiu naturalmente uma posição de "provedor" na relação. O Fabinho não é a pessoa mais incisiva do mundo, então acaba havendo um desequilíbrio e ele tá tendo de aprender, a duras penas, a ser capaz de impor um limite mais saudável e a dizer "não". And NO means NO!!!


Uns dias após o acontecido (e o desfecho "trágico" da antecipação do vôo do Marcos) o Fabinho chegou a pedir um tempo na relação numa conversa por telefone, mas acabou voltando atrás - me "justificou" a decisão dizendo amá-lo de verdade e que não queria ficar longe dele. 

Ele não entrou em muitos detalhes, mas eu sinceramente espero que eles tenham tido uma boa conversa e que o Marcos tenha ficado mais ciente desse tipo de comportamento inconveniente que ele tem e dos riscos que isso traz para a relação deles. Sim, porque esse é um tipo de pressão que vai minando o outro até um momento em que ele passa a evitar o parceiro, perde o prazer da companhia e até pode focar o desejo em terceiros.


E numa relação entre dois homens, isso por vezes pode acontecer com mais intensidade.  

Em síntese, fico pensando em como é importante respeitar o espaço individual do outro e de como, muitas vezes, as pessoas não estão dispostas a fazer isso, acham que isso não deve acontecer inclusive. Assumem uma postura invasiva, controladora e sufocante, na ilusão de que com isso conseguirão controlar seu parceiro... ledo engano meu caro control freak! Atitudes como essa tendem a ser uma bomba relógio e o efeito negativo vai estourar sobre você quando menos esperar. 


Então pense nisso, relaxa esse forevis, larga de ser chato e deixa o outro respirar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário