quinta-feira, 27 de outubro de 2016

IMPORTANTE - pesquisa sobre HPV


Pessoal, ontem eu recebi de alguns amigos pesquisadores o convite para responder a um questionário sobre conhecimentos em relação ao vírus HPV e desdobramentos causados por ele. 

Achei a pesquisa muito interessante e de extrema importância para homens gays e bissexuais. Gostaria de pedir aos leitores do blog que também o fizessem. É totalmente anônimo, sigiloso e não leva mais do que 05 minutos:

Acesse o questionário aqui.  Para mais informações clique aqui. (os links foram testados e não são vírus - sem nenhum trocadilho, hehehe).

Minha primeira reação ao ver as perguntas foi de espanto pelo fato de não saber várias das respostas (e nesse caso, basta colocar a alternativa "não sei"). Ou seja, sei muito pouco sobre o HPV (na verdade são vários subtipos de vírus, uns mais agressivos, outros menos e uns inofensivos). 

Depois disso conversei com um amigo sobre esta minha sensação de não saber exatamente quais riscos estou correndo na minha vida sexual. E a gente sabe que de uns tempos pra cá a incidência de outras DSTs tem crescido muitíssimo no Brasil. Na cidade de São Paulo, em especial, vivemos uma epidemia de sífilis. 

As campanhas de prevenção ao HIV sempre passaram a mensagem de que "basta" usar camisinha e tudo estará bem, todos estaremos devidamente protegidos. 

Bom, se considerarmos estritamente o HIV, isso é realmente verdade. O vírus não passa pela barreira do preservativo e a proteção é 100% efetiva (desde que usado corretamente, claro). Aliado a isso, o uso ampliado e sistemático da terapia antiretroviral reduz drasticamente a presença do vírus no organismo, diminuindo muito a chance de contágio em caso de sexo sem preservativo (ou em caso de rompimento do preservativo ou mesmo num possível acidente com profissionais de saúde).  

Infelizmente, não dá pra ter essa mesma segurança em relação a outras DSTs, como as provocadas pelo HPV, pois o agente infeccioso pode estar em outras regiões do corpo que não aquelas "tampadas" pelo uso do preservativo. E mesmo que você não faça sexo com penetração, esse risco não deixa de existir. E vamos ser honestos: praticamente ninguém faz sexo oral com camisinha... 

Obviamente, não estou recomendando que ninguém deixe de trepar ou que pare de usar preservativo. E também não estou dizendo que usar preservativo seja necessariamente fácil ou automático. Muitas vezes a tentação em não usar é grande, quase uma coação irresistível.

Mas a verdade é que o uso do preservativo continua absolutamente essencial, porque continua sendo nossa proteção mais efetiva contra o HIV e reduz em muito o risco de contrair outras DSTs. A Aids ainda não tem cura e a terapia antiretroviral ainda tem efeitos colaterais.

É fundamental saber que estamos expostos (ainda que em menor grau) a outras DSTs. Felizmente, na maioria dos casos há tratamento eficaz disponível e a vida segue. E cada um vai desenvolvendo suas estratégicas de redução de riscos - em especial aqueles homens e mulheres com múltiplos parceir@s. 

Eu digo isso por que é maluco se você parar pra pensar que ao longo dos anos 70 e começo dos anos 80 as pessoas não tinham a menor ideia de que existia o HIV e de que ele era transmitido pela via sexual, por transfusão de sangue e por uso de seringas. Você imagina, todo mundo se esbaldando no sexo & drogas sem saber de todos riscos que corria, e mesmo hemofílicos tomando transfusões regulares de sangue sem saberem que o controle dos bancos não era efetivo neste caso. 

Felizmente isso é passado e ficou para registro nos livros da história da Aids. Mas não custa lembrar que continua sendo importante a cautela. Pode a princípio parecer contraditório, mas eu tenho tentado assumir riscos com um mínimo de responsabilidade e ciente das possíveis consequências. 

Ainda não será dessa vez que poderemos nos jogar num desbunde geral! Mas ainda dá pra fazer muuuuuuuuuita coisa boa!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário